Segunda-feira, 23 de Junho de 2008
Implanon - Interacções com medicamentos...
De Isabel, a 19 de Junho de 2008 às 15:37 
 
Olá, Boa tarde!

Tive oportunidade de ler algumas das perguntas e respostas do v/ blog, mas agradecia que respondessem às seguintes perguntas:
 
Eu uso o método contraceptivo Implanon, vai fazer um ano em Julho, no fim-de-semana passado tive de tomar nimesulida por causa de uma laringite, tomei apenas 2 comprimidos, de 12 em 12 horas, porém tive relações sexuais com o meu companheiro (sem precaução adicional) após a 1ª toma.
 
Pude ler a resposta dada pela Dra. Vera Ribeiro, a uma Sra.  que colocou uma questão idêntica à que vou passar a colocar, onde a Dra. dizia que não afectava a eficácia da contracepção oral. Será que com o implanon acontece o mesmo? 
 
Fala-se muito acerca da pílula, mas nos implantes contraceptivos não.
Como a minha laringite não melhorou, marquei uma consulta no otorrino, no início desta semana, que me receitou o antibiótico (Azitromicina Labesfal , MG) e um Glicocorticoide (Rosalin/Deflazacorte), ainda não o tomei porque tenho receio que o contraceptivo perca a eficácia .
 
Só tenho estado a tomar o segundo. Será que já posso tomar o antibiótico, pois até hoje não tive relações? Após termos tido relações sexuais (usando pílula ou implante) e tomarmos um antibiótico podemos engravidar?

Fico imensamente agradecida, se me puder esclarecer nestas dúvidas e pudesse colocá-las no blog, para outras pessoas se esclarecerem, também. Fico aguardar uma resposta. 
 
Muito obrigada, desde já.

ISABEL
  

Foto in: http://www.cmdrc.com/Data/Images/Implanon%204.jpg

 

 

Bom Dia Isabel,

 

Agradeço a sua questão, porque na realidade não existe muita informação sobre o método contraceptivo, implante para uso subdérmico.

 

O implanon, é um contraceptivo de longa duração, inserido na via subcutânea. A informação sobre interacções deste contraceptivo não são muito reveladas porque não foram efectuados estudos de interacção especificamente para o implanon.

 

Assim sendo as recomendações para precaução de perda de eficácia são as mesmas que para os contraceptivos orais combinados  e para os contraceptivos que contém apenas progestagénio.

 

As interacções podem ocorrer com medicamentos indutores das enzimas microssomais, ou seja as enzimas do citocromo P450, podendo resultar na depuração aumentada das hormonas sexuais (por exemplo: a fenitoína, fenobarbital, primidona, carbamazepina, rifampicina e possivelmente também a oxcarbazepina, topiramato, felbamato, ritonavir, nelfinavir, griseofulvina e produtos medicinais à base de ervas que contêm erva de S. João.

 

Mulheres que estejam a ser tratadas com qualquer uma destas substâncias devem, temporariamente, utilizar adicionalmente um método contraceptivo de barreira. Se o medicamento utilizado for indutor das enzimas microssomais hepáticas, o método de barreira deve ser usado durante o tempo do uso concomitante do medicamento e durante 28 dias após a descontinuação.

 

As mulheres que estejam a ser tratadas a longo prazo com medicamentos indutores das enzimas microssomais hepáticas, recomenda-se a remoção de Implanon e a prescrição de um método contraceptivo não hormonal.

 

No que se refere ao medicamento que mencionou (Azitromicina)  não parece ter interacção com o Implanon por isso, o seu efeito não é diminuído.

 

O meu conselho é para que quando a mulher vai ao seu médico, onde são prescritos os medicamentos, deverá sempre referir que está a tomar a contracepção, para que este alerte logo se vai interferir ou não a toma do medicamento.

   

In Simpósium Terapêutico 2007

 

Obrigada.


Etiquetas: ,

publicado por Linha de Urol. às 09:38
link do post | adicionar aos favoritos

Comentários:
De bruna a 12 de Fevereiro de 2010 às 13:31
Uso Implanon desde que ganhei meu filho em Janeiro de 2009, uso desde abril. E agora depois de 1 ano estou tendo sangramentos constantes, isso será normal? ou preciso urgente procurar meu medico? por favor me ajudem. obrigada


De teresa a 15 de Fevereiro de 2010 às 16:03
ola boa tarde tenho o implanom desde 2007 vai fazer 3 anos em Abril e estou com medo de estar gravida tenho sentido muitas dores no peito vomito,azia,dores nas costas e muito sono... só me sentia assim quando estive gravida das minhas filhas será que posso estar gravida?? gostava que me esclarece-se... se possível para o meu endereço de email obrigado
Teresa Henriques


De conceiçao carvalho a 21 de Fevereiro de 2010 às 21:50
ola eu tenho o implanon desde novembro agora tou a tomar clavamox dt sera k posso engravidar se nao tiver precauções..aguardo resp


De Bequi ;) a 24 de Março de 2010 às 22:51
Olá ! Boa Noite ! Dia 16 de Setembro de 2008 caí na burrice de seguir os conselhos das Médicas da Maternidade Alfredo Da Costa , como tinha passado por uma situação não muito fácil á bem pouco tempo aproveitaram-se da situação para me impingirem o "melhor método contraceptivo" o Inplanon . Quando ouvi as vantagens fiquei realmente satisfeita , pois apenas me tinham dito a parte boa da contracepção , porque os contras não lhes convinha dizer ! Disseram-me apenas que estava protegida da Gravidez durante 3 anos e que POSSIVELMENTE haveria ALGUNS meses em que não teria menstruação , na altura era ainda uma pessoa muito pouco informada no assunto e acabei por inserir o Inplanon , e a realidade é que desde o dia em que coloquei o mesmo , ou seja , 16 do 09 de 2008 nunca mais tive uma gota de menstruação e engordei 23 quilos e NUNCA tive menstruação , mas o mais Engraçado é que na altura em que supostamente me deveria vir a menstruação eu tinha dores menstruais que ninguém imagina , eram insuportáveis . Até hoje , dia 24 de Março de 2010 em que bati o pé na Maternidade para que me o removessem do braço . Acabaram por me o remover , e já informada acerca de vários métodos contraceptivos pedi o Anel Vaginal que realmente a informação que tenho encontrado sobre o mesmo é espectacular ! Este método já não se fala em ENGORDAR nem em FALTAS de MENSTRUAÇÃO !


Agora pergunto se a OBESIDADE em Portugal continua a aumentar e a medicina se queixa tanto por isso , porquê ENGANAR os pacientes e CONTRIBUIR para o AUMENTO do mesmo problema ?
E se a menstruação existe é porque é Necessária , fará bem cortar a existência do mesmo ?



De Nádia a 6 de Maio de 2010 às 23:16
Boa noite...Uso o Implante desde Novembro de 2008 e posso-vos dizer que foram muito poucos os dias em que não tive hemorragia e dores fortes. O médico que mo pôs diz que é normal mas não acho até porque a hemorragia já me causou anemia e está a ser muito difícil conseguir tirá-lo. Ao inicio engordei mas com uma dieta saudável consegui recuperar o meu peso normal...o meu grande problema é que nos dias a seguir a ter relações com o meu namorado, mesmo que a hemorragia já tenha parado, volta e com muito maior intensidade durante cerca de mais 15 dias. O médico não me sabe explicar o porquê, e estou á espera de uma consulta no hospital á cerca de 8 meses...e ainda nada. A minha dúvida é o porquê do sangramento depois de ter relações. Será que me podem ajudar? Obrigada


Comentar post

Consultórios
DR MANUEL MENDES SILVA:
Urologia
Avenida da Liberdade nº 202, 1º.
Contacto: 21 3524276

Dr. Manuel Mendes Silva
Médico Urologista Fellow do European Board of Urology. Ex-Presidente da Associação Portuguesa de Urologia e do Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos. Ex-Vice Presidente da Sociedade Portuguesa de Andrologia. Director da Oficina de Ética da Conderação Americana de Urologia.
CONSULTA de SEXOLOGIA em CASTELO BRANCO
Marcações de consulta de Sexologia em Castelo Branco, com a Dra. Vera Ribeiro
MORADA: Quinta da Milhã - Estrada do Salgueiro, Castelo Branco
Contacto para marcação: 272 348 860
http://www.euromedic.pt (Informe-se sobre convenções de seguros para a consulta, na Clínica). Consultas aos sábados no período da manhã!
Envie a sua questão
As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: CLIQUE AQUI PARA ENVIAR
Outras Ligações
Pesquisar
 
Caracterização dos Leitores da Linha de Sexologia
Métodos Contraceptivos utilizados pelos leitores da linha de Sexologia:

Total de 426 Votos
Votação realizada de 22/02/2008 a 27/03/2008

Pílula - 213 (50%)
Preserv. Masc. - 107 (25.12%)
Coito Interrom. - 35 (8.22%)
DIU - 25 (5.87%)
Anel Vaginal - 18 (4.23%)
Abstinência - 13 (3.05%)
Implante - 5 (1.17%)
Contrac. Cirúrg. - 4 (0.94%)
Contrac. Emerg. - 2 (0.47%)
Espermicida - 2 (0.47%)
Injectável - 1 (0.23%)
Preserv. Femi. - 1 (0.23%)

Das seguintes expressões, a que melhor me descreve é:

Total de 146 Votos
Votação realizada de 27/03/2008 a 12/05/2008

Lésbica - 3 (2.05%)
Gay - 4 (2.74%)
Homossexual - 4 (2.74%)
Heterossexual - 115 (78.77%)
Bisexual - 13 (8.90%)
Nenh. desc. - 2 (1.37%)
ident. sex. oscila - 5 (3.42%)

Arquivos

Abril 2014

Dezembro 2013

Junho 2013

Março 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Maio 2012

Abril 2012

Abril 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Subscrever feeds